quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Saudade das Locadoras


Locadoras
Em um tempo não tão distante, quando ainda usávamos cartuchos para jogar em nossos videogames preferidos, seja em casa ou em bando na casa dos amigos tomando ki-suco de groselha e chips de R$ 0,50 centavos, uma das maiores invenções para os gamers daquela época maravilhosa (que nem eram chamados de "gamers") foram as locadoras de videogames. Lá podíamos alugar os mais recentes lançamentos, pois ninguém, nem mesmo hoje, consegue ter todos os jogos de um aparelho, não é? Naquela época a coisa funcionava mais ou menos como hoje, porém os cartuchos tinham um preço elevado - principalmente pelo material de que eram feitos. Mesmo os piratas. Que eram os que todos nós comprávamos, afinal.
As videolocadoras eram o reduto dos mais apaixonados por jogos, e ficavam sempre lotadas. Se alguém espirrasse mais forte voava pivete com uniforme do colégio pra tudo quanto é lado. Os donos foram obrigados pelo conselho tutelar a não deixar crianças frequentarem o local sem os pais com o uniforme da escola. Isso porque o que mais fazíamos era matar aula pra jogar videogame, encontrar os amigos no local, e trocar figurinhas. Literalmente, se considerarmos que isso foi no meio dos anos 90.  
Lembro-me de chegar sempre a noite procurando os lançamentos que as pessoas quase sempre devolviam neste horário, pois normalmente teriam que ser devolvidos até 19:00 ou 20:00. Senão, nossa mãe pagava multa. E mães sempre ficam possessas com multas de atraso, pois elas trabalham desde nossa infância tentando nos ensinar alguma coisa útil. E tudo o que aprendemos, ou guardamos de nossas lições mais valiosas, foi transformar o juiz em cachorro.  
Mas esse não é o lance aqui.
Estava eu discutindo com alguns amigos que se lembram da TV Colosso, e mergulhamos num mar de lembranças profundas com gosto de kinder Ovo, numa época em que um Kinder Ovo não precisava ser financiado pela Caixa... e o assunto era justamente as benditas locadoras.
Muito se fala sobre o que levou ao fim das locadoras ou a transformação da maioria delas em salas em que as pessoas pagavam para jogar por hora. (sím, voce fez, eu fiz, todos fizemos. E se você tiver mais de 20 anos e morava em Divinópolis ou BH, provavelmente fizemos juntos) na maioria das vezes culpam o Playstation por ter iniciado o fim delas. Suponho que em parte isso esteja correto, mas há 2 fatores no Brasil que foram muito mais impactantes.

Primeiro 2 lançamentos iniciaram o processo: O Playstation e o Sega Saturn. Sim, caros amigos e amigas, a Sega também ajudou nessa jornada rumo ao abismo. Em 1994, os dois consoles foram lançados com uma arquitetura que não era tão comum no mundo dos jogos: O famoso e já em declínio CD, esse disco que hoje compramos por míseros 0,50 centavos (o preço dos nossos chips sabor chulé da época) foi o estopim de tudo. O CD era a saída para uma mídia extremamente barata e facilmente duplicável também. OU SEJA: Isso deu inicio ao segundo motivo do fechamento das locadoras: A Pirataria. Porque raios e trovões alguém alugaria um jogo de Playstation ou Saturno, se no camelô da esquina compra-se dois pelo mesmo preço?
Com o destravamento rápido do Playstation e a entrada de cartucho do Sega Saturn que dava uma brecha enorme para ele ser destravado com facilidade, abriram as portas para esse submundo que começaram a produzir cópias de jogos aos zilhões, fazendo com que o preço no mercado negro fosse bem baixo o que dificultava a vida das locadoras.
O terceiro e último motivo foi no mesmo ano o Plano Real - AH, POR ESSA VOCÊ NÃO ESPERAVA, NERDÃO - este na verdade foi o maior motivo de todos. No início do plano o dólar caiu para 1 por 1 ou seja 1 real valia o mesmo que 1 dólar e foi ai, meus amigos da aula de história, que tudo desmoronou para as locadoras. Por exemplo, o aluguel de fitas era em torno de 3 ou 4 reais (realmente não me lembro ao certo) e como o Mega Drive e Super Nintendo estavam em plena decadência rumo ao abismo infinito das trevas escuras, o jeito era alugar Playstation e Sega Saturno.
Porém com o Plano Real o preço dos CDs piratas desses videogames em São Paulo caiu para meros R$3,00. Chegava em Minas por uns 5 contos, até alguém comprar uma dos CARÍSSIMOS DRIVES OPTICOS e começar a fabricar o brinquedinho aqui mesmo. Dai, por 3 reais você comprava um jogo de Playstation ou Saturno pirata e jogava em casa. O pensamento mudou nessa época, pois quem pagaria o aluguel de 1 dia de um jogo, se podia comprar ele pelo mesmo preço? Foi ai que tudo desandou, os donos de locadoras enforcaram com controles turbos de SNES eu mesmo e todos os coleguinhas passamos a comprar tudo pirata, pois era mais barato. E foi nessa mesma época que a Locadora - de um super negócio, tornou-se um negocio fadado ao fracasso - e muitas delas se tornaram um arcade de videogames alugando por hora, como muitos fizeram para sustentar seu negócio, enquanto puderam. Alguns anos depois comprar um videogame já não era tão dificil, e a popularidade da coisa caiu ainda mais. Sem contar as Lan Houses e blablabla. 
Eu fui um assíduo frequentador dessas locadoras. E FUI muito feliz. Grandes amigos que tenho até hoje, que hoje são adultos mais (ou menos) responsáveis, eu conheci nesses estabelecimentos, garimpando cartuchos de Master System.
Deu vontade de chorar.  Mas isso fica pra outra matéria. 

QUEM VIVEU ISSO ou tiver uma opinião a respeito, deixa ae!
EU QUERO SABER! VAMOS LÁ, COMENTE!