quinta-feira, 5 de junho de 2014

O BOM E VELHO BEAT ' N ' UP - Uma infância educada à base de porradaria, vingança e frangos encontrados na lixeira!


TEMAI, INCAUTOS RETROGAMERS DESSE TUBO NAFTALIZADO DE ELÉTRONS, aqui quem fala é o seu paraninfo dos bailes oitentistas Felipe Lacerda, trazendo para vocês leitores do Velho Noob mais uma matéria calorosa! E HOJE, conforme há muito já vinha planejando, um post de seriedade duvidosa (mas conteúdo garantido) sobre a febre dos anos 90, a besta devoradora de fichas, o serial killer dos continues... um gênero inteiro de jogos amado por muitos e odiado por uma pequena quase irrisória parcela de incapazes, os Beat'N'Ups! Então senta aí no conforto e vamos que vamos chutar latas de lixo!

Essa matéria é deveras especial no quesito “nostalgia avançada”. Eu separei ditatorialmente alguns dos melhores jogos no estilo Beat’em ups (explico adiante o que significa) dos anos 90 que com certeza você deve ter jogado em algum fliperama ou vídeo game da era ouro, os de 16-bits! muita gente, mas muita gente mesmo vai discordar de mim sobre a última frase. Mas eu estou escrevendo essa coisa às 16:21 de uma bela quarta-feira enquanto você está, sei lá, tirando a sonequinha da tarde. Então vou ME DAR o direito de tomar como critério o que EU gosto e CONSIDERO como era de ouro
Beat’em ups são aqueles jogos conhecidos como “bater e andar”, que a galera da minha infância chamava de “brigas de rua”. São jogos focados na porradaria sem frescuras e regras, com vários inimigos ao redor. Geralmente esses jogos se desenrolam em cenários urbanos, onde a trama gira em torno do combate ao crime e/ou (quase sempre, na verdade) na vingança do protagonista, embora exista games do gênero com temas e cenários mais fantasiosos. A maioria dos jogos eram feitos em duas dimensões, com vários planos de movimentações. O que dava sempre briga sobre quem ficava em cima e quem ficava em baixo. Os mais recentes são feitos em 3D. Este tipo de jogo fez muito sucesso, pois eram os que davam para jogar de 2 naquela época. Você tinha dois controles e 345 amigos. Daí vocês se revezavam no comando dos personagens. Você morre e passa o controle, as regras são claras. Seu pai era dono da mercearia que vendia salgadinhos de
isopor sabor chulé? Foda-se. Você é um mortal como outro qualquer. Passa o controle.
O final dos anos 80 e inicio dos anos 90,  deram partida a era de ouro dos beat’em ups. Tudo começou com o Double Dragon, onde as fases foram alongadas em caminhos lineares, que o jogador ou os jogadores teriam de atravessar, combatendo vários inimigos ao longo da fase até chegar no final, onde encontravam o chefão/chefe/meste/boss/AqueleCaraDoFimDaRua, como você preferir! Dois marcos principais que deram a voadora inicial nesse modelo foram Double Dragon e Final Fight; ambos jogos que criaram os esquemas da coisa toda. E esse modelo, muito popular nos consoles de casa, eram simplesmente irresistíveis nos "arcades". Ou fliperama, se você jogava em boteco. Se você jogava em boteco e mesmo assim chama de "arcade", saiba que você é muito, muito chato. E envelheceu mal pra cacete.
Mas esses jogos não fizeram sucesso só nos fliperamas encardidos e fedendo a cigarro e cerveja, mas também nos consoles de 16-Bits, como Mega Drive e Super Nintendo. Na verdade, a onipresença dos "jogos de briga de rua" nos fliperamas de todo o Brasil foi quebrada apenas quando os jogos de luta começaram a fazer sucesso. Não houve Cadillacs & Dinossaurs que sobrevivesse aos hadoukens do Street Fighter. Mas isso é uma outra história, vamos ao que interessa! Abaixo separei cuidadosamente e com uma lágrima máscula no canto dos olhos alguns dos melhores games no gênero. Eu fiz a lista dentro dos que conheço e joguei, é claro. Se você acha que faltou algum, ou sobrou algum, deixe seu comentário lá embaixo! Eu adoro quando acontece isso!

 Double Dragon

Em 1988 pariram essa pérola. Mas eu fui conhecer mesmo nos anos 90, já que em 88 eu tinha apenas um aninho. Cheguei em casa da escola, joguei a mochila em qualquer lugar e, como era de praxe, pedi dinheiro para minha mãe para tomar um sorvete/comprar chup chup/alimentar os pobres/salvar o mundo, sendo que na verdade iria direto para o boteco que era ali pertinho jogar videogame. Nessa época eu ainda não tinha videogame em casa. Para nossa alegria minha surpresa, uma nova maquina ali estava. Com uma música alta e ao chegar mais perto olhando sobre alguns ombros vi personagens grandes que pegavam seus inimigos pelo cabelo, arremessavam facas e usavam tacos de beisebol para dar porrada. Quando os amigos que jogavam perderam a ficha, uma tela titulo surgiu com uma música que ainda vive em minha cabeça (infelizmente, já que é ruim pra diabo) e o nome do jogo era DOUBLE DRAGON.  Esse foi o primeiro jogo de dar porrada passando de fases com a possibilidade de jogar dois jogadores simultaneamente. O que revolucionou tudo a partir do sucesso desse jogo (lembrando que Kung Fu Master foi o primeiro Beat´n up seguido de muitos outros como RENEGADE, que também foi criado por Yoshihisa Kishimoto - criador de Double Dragon)
Curiosidade: O jogo é "baseado" no último filme de Bruce Lee, Operação Dragão. (Se não lembram, os nomes dos personagens são Billy e Jimmy LEE). Não só isso, a maioria dos inimigos, como Willians, Ropper e Bolo (que virou o icônico ABOBO) eram referências de personagens do filme de sucesso de um dos maiores artistas marciais de todos os tempos. Depois do louva-deus do Kung Fu Panda.
Double Dragon teve uma adaptação para os cinemas, clássico da Sessão da Tarde, mas eu vou deixar essa pesquisa por sua conta e risco.

Captain Commando

Esse tem matéria já feita aqui no Velho Noob, só você CLICAR AQUI e ser feliz. Mas vá lá. Não vou falar muito do jogo porque já existe a matéria completinha e cheia de conteúdo profundo e curiosidades sobre o jogo no link.
Ah, espera. Lembrei. Preciso acrescentar que esse game era o que eu adorava jogar com meu irmão. E nós dois já jogávamos mesmo antes de ganharmos nosso Super Nintendo. Isso graças aos vizinhos ricos e aquela coisa toda. Mas quando finalmente meu pai comprou o poderoso SNES (com alguns anos de atraso), esse cartucho foi um dos primeiros a integrar minha coleção. A história é sem noção, os personagens e inimigos são no mínimo bisonhos... mas a diversão é garantida. Seriozão. O tipo de jogo que me faz lembrar imediatamente de suquinho aguado de groselha com pipoca e minha mãe gritando que o videogame vai estragar a televisão. Bons tempos.

Cadillacs And Dinosaurs

Outro que já falamos aqui. Baseado em um quadrinho da Dark Horse, “Xenozoic Tales”, foi um sucesso (a HQ) no final de 1980 e começo dos anos 90, lá na terra do Stupid White Man..Trazia um mundo onde dinossauros e humanos vivem juntos, só que muita treta rola nessa história! E o jogo de 1993, traz tudo isso e algo mais feito pela Capcom. Sim, ela mais uma vez. Só que o jogo era só pra fliperamas. TEM MATÈRIA DO VELHO NOOB COMPLETINHA, basta você CLICAR AQUI PRA LER TUDINHO.
Nos dias que a máquina chegou no boteco que eu frequentava (escondido da minha mãe, claro) era febre total, com filas de moleque da escola comentando até aonde chegaram. Mesmo com a possibilidade de 3 amigos jogando ao mesmo tempo, era extremamente difícil. Eu mesmo passei um bom tempo até conseguir matar aquele gordo filho da puta do açougueiro. O game nunca foi lançado para nenhum console da época, só saindo depois em coletâneas que a CAPCOM lançou para consoles como PS2, XBOX, LIVE e PSN. O que é bom, porque se tivesse esse jogo no meu Super Nintendo, eu estaria na quinta série até hoje.

Final Fight

Preciso dizer mais? 
Me recuso. Se você não sabe o que esse jogo é, pare agora o que está fazendo, fecha essa aba extra do RedTube e clica aqui pra baixar essa ROM pro seu emulador de Snes.
Não tem emulador de Super Nintendo? Então clica aqui e baixa.
Não tem emulador nem sabe o que é uma rom? Tem certeza que acessou o site certo? Acho que na verdade você queria estar aqui, não? 


The Punisher

Esse é campeão do LADO B. Mestre supremo dos jogos obscuros dos botecos sujos. Nem preciso dizer que quando essa máquina chegou em 1994, foi amor à primeira vista! Infelizmente não pude jogar muito esse, mas o tenho aqui nos emuladores da vida. Não joguei muito porque nessa época eu já tinha ganhado meu primeiro videogame, então mamãe já não tolerava mais eu ficar horas/dias/semanas nas ruas como antes.... exagerei um pouco, mas a vibe é essa.
Sempre curti as histórias do Justiceiro. um personagem criado pela Marvel (histórias em quadrinhos. Claro) que fazia justiça com as próprias mãos. ou melhor, com as próprias bazucas, metralhadoras, granadas, estilingues, faca do Rambo, etc, etc, etc.
O que fez a CAPCOM lançar mais um grande sucesso para os fliperamas e deixar a nós, molecotes imberbes com coleção de gibi nos guarda-roupas, fazendo fila em boteco, matando aula pra jogar fliperama. E não deu outra, um beat ´n up com muitas coisas a mais, armas de fogo, espadas e especiais: Num desses especiais, uma granada de mão era atirada e pedaços de vilões pulavam quase que pra fora da tela. Cool, isn't? 
Fora os chefões que eram enormes e traziam um desafio a parte para serem derrotados. Lógico que quem estava por trás era o Rei do Crime e com a ajuda de Nick Fury no player 2, rolava aquiele revezamento na frente da máquina. Haja 0,30 centavos pra comprar fichas.


                                        

 Teenage Mutant Ninja Turtles: The Arcade Game

Leonardo, Michaelangelo, Donatello e Raphael - as GLORIOSAS tartarugas ninja - foram sucesso absoluto nas manhãs do final dos anos 80 e começo dos 90. Passava no show da Xuxa. Claro que um jogo era mais do que esperado , o que nos faria chorar desesperados até nossos pais nos colocarem na frente dessa maravilha. Pensando bem, nossos pobres pais sofriam um bocado com tanto frisson que rolavam nos anos 90.
A premissa do jogo é a mesma premissa do desenho: Destruir o clã do Destruidor livrando Nova York de uma invasão de ninjas e alienígenas. Bem a cara dos anos 80, mas quem se importa com um roteiro tão estapafúrdio quando tínhamos tartarugas ninjas verdes mutantes adolescentes devoradoras de pizza que moram num esgoto usando armas brancas treinadas por um rato gigante chamado Splinter? QUEM DÁ A MÍNIMA PRA PORRA DO ROTEIRO??? O jogo é muito bom, a versão do SNES (Turtle in Time) também é bastante decente, e a vida era feliz demais da conta. Chama os amigos e traz aquele salgadinho de isopor. Vá lá. Eu te desafio. Aposto seu lanche que você não passa do primeiro chefão com uma ficha só.


The Simpsons Arcade Game

Sucesso das manhãs de Domingo na Globo, quando esse jogo chegou nos fliperamas.  Foi febre imediata! Quem não gosta de Simpsons ou não entende de desenho animado ou não entende de ironia.
A Konami trouxe um jogo com quatro jogadores simultâneos. Era bárbaro para o ano de 1991. Esse eu não joguei muito nos fliperamas, pois na minha cidade não tinha. Só jogava quando ia pra Belo Horizonte.
Um jogo que até hoje é diversão garantida nos emuladores da vida; Assim como o seriado que ainda passa há mais de 20 anos. Para quem quiser matar as saudades ou conhecer este jogo, ele foi remasterizado recentemente e está disponível para compra na PSN e Xbox Live. Não é nem de longe a mesma coisa, mas dependendo dos amigos que conseguir reunir na sua casa, a coisa fica legal.




Golden Axe

Tá, pare tudo o que está fazendo agora. Se estiver lendo essa matéria enquanto faz alguma outra coisa, PARE IMEDIATAMENTE e preste atenção. Esse jogo é o foda. Leia com atenção a seguinte frase: Esse é o melhor beat n up que já existiu na face da Terra, tanto nos arcades quanto nos consoles caseiros.
Pegando descaradamente o embalo do sucesso de Conan, o Bárbaro, a Sega fez esse jogo no crtl+c, crtl+v. Copiou todo o cenário e o clima. O mundo que a SEGA criou para esse game é a hiperbória de Conan, cuspida e escarrada. E na ausência de um jogo decente do Bárbaro dos quadrinhos, eu fiquei inacreditavelmente fã desse jogo durante toda a minha infância, adolescência.... e até hoje, no que vamos chamar de "vida adulta".  Ele traz personagens que podiam soltar magias que literalmente evaporavam os inimigos: Raios, terremotos e dragões eram alguns dos poderes que eram invocados. Do caralho. Hoje podem até parecer sem sal e sem graça, mas em 90 e poucos, um dragão surgindo na tela cuspindo fogo era o que sua imaginação precisava pra criar todo o resto. Se hoje você acha seu GTA 5 graficamente ultra realista (e ele é), saiba que isso está definhando seu cérebro (ou, sendo menos exagerado, está limando sua criatividade). Antes você enxergava um amontoado de pixels que juntos pareciam um bárbaro segurando uma espada. E sua imaginação fazia o resto.
A história era tensa para um jogo de 1989 / anos 90: “Num reino distante Death Adder deixou um rastro de morte e sangue a fim de possuir o Golden Axe, que lhe daria direito ao trono e poderes incríveis, com os quais poderia reinar invencível. Porém, três guerreiros se unem para vingar a morte de seus entes queridos, mortos pelo assassino que reina soberano agora.”. - POR CROM!
Também tem matéria COMPLETA e APAIXONADÍSSIMA no VELHO NOOB sobre esse jogo, abre mais uma aba ai, ó. Clica AQUI.


Mighty Morphin Power Rangers

Primeira versão para SNES, Depois teve também pro Mega Drive. Daí saiu algumas coisinhas para arcades, depois nada mais que preste foi criado usando o nome "Power Rangers". Pronto, falei.
Porém, a formação clássica dos garotinhos da Alameda dos Anjos gerou um excelente (leia bem: EX-CE-LEN-TE) game beat n up. 
Grande sucesso na TV, o seriado que era baseado nos Super Sentais japoneses trouxe novamente pessoas fantasiadas com roupas de borracha coloridas,lutando contra monstros e seres de outro planeta que queriam dominar a terra. 
Mais a versão “The Movie” foi a que mais joguei e era um beat n´up de respeito com todos os elementos característicos desses jogos. Especiais que derrubam os inimigos que lhe cercam, muitos golpes e até lutas com robôs gigantes - como era no seriado de TV. Tudo isso começando em 1994. E olha que continuou saindo jogos até o ano passado, mas como disse, nada que preste. Mas aconselho fortemente que os senhores devoradores de toddynho corram logo para baixar esse jogo no seu emulador preferido.

Trilogia Streets of Rage

A história é a seguinte: No ano de 1991, ou você tinha um Super Nintendo ou não era um sujeito de respeito. Os fãs da SEGA, como euzinho aqui, meio que sofriam bullying. Tá, nós tínhamos Golden Axe e Sonic, mas aqueles malditos filhinhos de papai tinham a porcaria do Mário pra te encher o saco. E todos os jogos legais de futebol (não se esqueçam que estamos no Brasil). Sem mencionar o deus do Beat n Up, chamado Final Fight.  E eu, assim como todo pré-adolescente do gênero masculino que curtia videogames, era DOIDO com Final Fight.
Daí, para suprir essa lacuna (nem só de Golden Axe viviam os gamers do console negão) e pra evitar a migração em massa dos proprietários de Mega Drive para o console da Nintendo, eis que a SEGA dá à luz ao Streets of Rage (Bare Knuckles, in japan) para competir nessa acirrada briga de rua. E a coisa fez tanto sucesso que virou uma franquia de três jogos. O primeiro jogo marcou demais pela trilha sonora feita pelo mago “Yuzo Koshiro”, além de uma jogabilidade sólida, três personagens jogáveis, podendo ser jogado com dois jogadores simultâneos. O que era bacana demais. Fora que chamar o carro da policia (especial) era épico e marcou demais esse jogo, pois se soltasse errado já ia levar ferro nos chefões.
O segundo jogo chegou um ano depois e trazia um jogo todo novo, sprites maiores em relação ao primeiro jogo, uma jogabilidade mais precisa,,, mas algum imbecil achou que seria uma boa idéia tirar o apoio policial nos especiais. Mas vários golpes especiais foram acrescentados em seu lugar, continuando com a maravilhosa trilha sonora de Yuzo Koshiro.
Já o terceiro jogo traz mais novidades ainda, golpes especiais que não gastam energias se forem utilizados dentro de um tempo limite, movimentos de esquiva, corrida (finalmente, hein?), golpes com armas e uma história totalmente psicodélica -  bem com a cara dos filmes de ação da mesma época. Porém, um ponto fraco foi sua trilha sonora que não foi muito bem aceita pelos fãs. MAs estávamos nos anos 90. Era só baixar o volume e colocar uma fita do Legião Urbana pra tocar no seu walkman.
Até hoje é uma das series de jogos que mais marcou minha vida e acredito que marcou a vida de muitos que viviam nas locadoras. Se você for de Divinópolis (MG) é bastante provável que tenha até topado comigo nessas e outras.



ENTÂO, meus caros retrogamers de plantão, desocupados ou não, esse é o momento em que você se enche de nostalgia e baixa os emuladores pra jogar essas belezinhas. O bom é que se tratando de emuladores para os jogos citados, qualquer máquina pre-histórica que você tenha em casa vai rodar numa boa. E de quebra, tudo disponível nos 4shared da vida. Se quiser melhorar a experiência, arruma um controle USB e manda ver.
Se quiser MELHORAR AINDA MAIS a experiência, liga para aquele velho amigo e marca uma jogatina. Sei que a vida da gente toma tempo e ser adulto é um porre, mas tente marcar com eles. Tente pelo menos alguns. Sempre que a nostalgia aperta aqui, eu procuro velhos amigos pra jogar essas coisas que jogamos na infância. Sempre bom!

E não se esqueça dos salgadinhos de isopor sabor "suvaco depois da lutinha"..

ATÉ SEMANA QUE VEM.  (e não se esqueça de deixar um comentário aqui embaixo, beleza?)